Santa Maria

Prefeitura decreta emergência, interdita linhas férreas e pede ajuda das forças armadas

Naiôn Curcino

"

Em coletiva realizada na tarde de sexta-feira no prédio da SUCV, o prefeito Cezar Schirmer anunciou que o município decretou situação de emergência. Com isso, a prefeitura pode abrir mão de licitações e fazer compras emergenciais, além de pode reprogramar o orçamento do município, tirando recursos de outras secretarias e destinar à Defesa Civil.

Famílias atingidas pelo temporal precisam de colchões, roupas e alimentos

Caso os danos atinjam 2,77% da receita corrente líquida do município, que seria cerca de R$ 10 milhões, tanto governo estadual como federal podem enviar recursos sem limite de valor. O decreto é válido por 180 dias.

Nos últimos 31 anos, nunca choveu tanto em Santa Maria em 24 horas

– A situação é muito especial, é uma dimensão especial, a maior que tenho conhecimento na minha vida pública. São muitos problemas, em toda a cidade – afirma o prefeito.

Chuva bloqueia rodovias na Região Central

– Vamos continuar reunidos para traças planos prioritários para atuar em conjunto e tentar buscar recursos estaduais e federais o mais rápido possível – explica o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Alexandre Martins.

Onde há bloqueios e trânsito em meia pista nas rodovias da Região Central

Além do coordenador estadual e do prefeito, participaram da coletiva o secretário estadual de Segurança, Wantuir Jacini, que veio representando o governador José Ivo Sartori (PMDB), e os coordenadores municipal e regional da Defesa, Adelar Vargas e Gerson Freitas.

Linhas férreas interditadas

Além do decreto de situação de emergência, a prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil fez duas notificações à América Latina Logística (ALL), que utiliza as linhas férreas do município.

VÍDEO: "Não sobrou absolutamente nada", conta mulher que teve a casa levada pelas águas

Um trecho, localizado no bairro Campestre, na saída para o Perau, na subida da Serra, foi interditado por tempo indeterminado pelo risco de deslizamento, já que o local fica cerca de 15 metros acima da Associação Tradicionalista Poncho Branco, que teve parte da da estrutura desmoronada.

Aposentado estacionava o carro quando caiu em fissura na BR-158

Em outro ponto a ALL foi notificada para que envie engenheiros para que façam uma vistoria técnica nos trilhos que ficam no bairro Pé de Plátano, devido aos abalos e desmoronamentos de terra na base da linha.

Ajuda das Forças Armadas

De acordo com Schirmer e Martins, ainda na sexta-feira foi solicitado o apoio do Exército e da Força Aérea de Santa Maria. Primeir"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Linhas de ônibus para Quarta Colônia e Capital têm rotas e horários alterados

Próximo

Expoaer, que ocorreria no sábado na Base Aérea, foi cancelada

Geral